quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Porque o Ensino Médio Politécnico


Tudo o que é ciência é algo verdadeiro até que se prove ao contrário, ou seja, ele tem importância num determinado espaço histórico-cultural. Na educação isto não é diferente, antigamente o ensino bancário era eficaz, mas agora se tornou ultrapassado e por isso que o estado do Rio Grande do Sul propõe uma reestruturação do Ensino Médio.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3PGytuLhyQHOuzTdM1zsCl5a7HZRHo7fODTDnUYVSELxNEU0wU73P0ZnoPq0WNofusIlBZq2Ww3H9898VEwNPPfIFEn1tsLMk9YeSEq_pmbnxfFAfxDCqQTbydxlW5-RmxhqdCQHFnSA/s1600/multitask.jpg

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uma Perspectiva da Educação de Hoje...


A educação para todos os governos, todos os partidos políticos é algo prioritário, mas na prática não vemos este investimento como se deveria acontecer. O Estado muitas vezes só esta preocupado em melhor os seus índices, por esse motivo que não se pode reprovar em algumas séries dos anos inicias. Agora o estado está buscando algum meio para melhor os índices de aprovação, primeiramente foi o projeto de informatização na escola (observação: alguns professores nem sabem trabalhar com o computador como vão então utiliza-lo como um recurso de aprendizagem?), agora vem está ideia de projetos no ensino médio.

Fonte: http://tdias.files.wordpress.com/2007/09/0897a.jpg

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Onde temos a pesquisa na educação?


Segundo Elida de Queiroz entende-se como pesquisa o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos a partir de algum conhecimento pré-existente. Martins questiona “Que tipo de escola pretende-se organizar?”. Através de pesquisas realizadas se sabe que os estudantes possuem um conhecimento prévio e que o ensino de um conteúdo deve partir deste conhecimento. Mas, somente se sabe isto porque houve pesquisas para analisar como as crianças aprendem em diferentes níveis cognitivos, através dessa investigação se descobriu que o ensino por construção é uma das melhores metodologias para as escolas.
Fonte: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/346099/gd/1282611656/Temas-de-Pesquisas-em-Educacao-Online.jpg

domingo, 5 de agosto de 2012

Problemas Matemáticos


A Matemática por si muitas vezes é considerada um problema para os estudantes, pois para eles esta linguagem é de difícil compreensão. Desde cedo as crianças começam a desenvolver a linguagem, seja ela gestual, oral, entre outras. A sociedade impõe que as crianças desenvolvam esta capacidade de atribuir significado aos objetos e relacionar com as suas ações da realidade. Mas, por que será que a linguagem matemática é tão difícil para alguns alunos?
Muitos jovens podem saber resolver problemas de situações cotidianas, mas quando é solicitada a utilização da matemática formal, os estudantes têm dificuldade de transpassar a linguagem escrita para a linguagem matemática. Invés de o docente trabalhar com as situações problemas, ele prefere trabalhar com a forma padrão da Matemática complicando o entendimento do aluno. Segundo Polya (1978) existem quatro passos para se resolver um problema: compreensão; estabelecimento de um plano de resolução; execução desse plano; e retrospecto.
Alguns professores preferem ignorar esta capacidade dos estudantes de resolver problemas do cotidiano e parte para o ensino através da repetição. Ignorando essa capacidade dos jovens, eles vão contra os PCN’s que dizem que a Matemática deve “proporcionar a construção de estratégias, a comprovação e a justificativa de resultados” (p. 27), se percebe que a estratégia sugerida por Polya segue as ideias dos PCN’s.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-829kOaUiX4zmdBJtsiqyK_AWmXmPlYQEpy9Jxu9Q4Zxj-ri-GLB8khXDqIf6V40s_vzd_Mp_ZC0pozmKN9naJy1zIofc3-4wquO-ndA3qVn_LQU0Zl9JIDALXB7Gf5nIMlXrf8FGlY_a/s1600/problemas.jpg