quarta-feira, 19 de março de 2014

Interdisciplinaridade: a educação rompendo mais um paradigma


Cassiano Scott Puhl
José Ricardo Ledur
Marcus Vinicius Veiga Serafim
Sandro George Luciano Prass
Vanessa Cristina Rech Viganó

            O dinamismo das informações está transformando o mundo. O comércio não é mais baseado na troca de mercadorias, a mulher ganhou poder na sociedade, criou-se o divórcio, discute-se sobre religião e sobre o casamento de homossexuais. Antigamente, seria crime ou desrespeito abordar estes assuntos na sociedade. Porém, e a educação? Ela está congelada? No século XIX, com a Revolução Industrial, a escola tornou-se “pública”, tendo o objetivo de educar os alunos para o trabalho e que eles adquirissem conhecimentos e valores estéticos e morais (PASQUETTI. p. 7, 2009). Este é o objetivo das escolas atuais? Acredita-se que não, quer-se uma educação que faça o estudante ser reflexivo e crítico, tornando-o um cidadão autônomo intelectual e moralmente (SILVA. p. 71, 2013), que seja capaz de perceber o todo e não somente as partes, buscando o melhor para a sociedade e não somente para ele. Desta forma, o professor e o sistema educacional vêm reformulando as suas práticas para um contexto em que o aluno é ativo e também para práticas que permitam perceber o todo, práticas interdisciplinares.