segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projetos e Colaboração na Sala de Aula

 Os meios de educação cada vez querem uma maior participação do aluno na construção do conhecimento. Processo fácil de ser feito? A resposta infelizmente é negativa, pois ao trabalhar com adolescentes, muitos passam por crises que acaba despertando o desinteresse pela escola. Mas, este desinteresse também não é só culpa da família, a escola e principalmente o professor tem sua culpa.
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/Alunos%20desmotivados.gif


O professor cada vez mais tem um papel de formação social, pois a família muitas vezes está longe dos seus filhos. O docente deve se desdobrar para ensinar, dar conselhos, resolver os problemas dos alunos, mas não estou aqui para criticar essas multifunções do professor. Minha intenção com esta postagem é fazer uma breve reflexão sobre a interação dos alunos na sala de aula. Eu não entendo às vezes, os jovens sabem que vão ter que se “aturar” durante um ano inteiro e não sabem criar um bom ambiente para conviver.
As regras básicas que se tem na sociedade muitas vezes não é construída na sala de aula, ou elas passam por despercebido. Realizando um curso da Abril Educação, o assunto é colaboração. Os alunos devem se colaborar nas aulas para desenvolver a aprendizagem, o professor de colaborar para propiciar aulas significativas, pois o docente ainda é o responsável por conduzir as aulas. Assim, neste curso vi a importância da colaboração integrado com projetos. Porquê projetos?
Sim, projetos é um recurso capaz de motivar a troca de informações entre os alunos, para que eles desenvolvam um diálogo construtivo, em pequenos grupos, em grandes grupos ou até mesmo em rede sociais. O mais importante que o professor estará conduzindo os alunos, os grupos para o aprender. Difícil realizar um projeto? Provavelmente. Os alunos irão gostar? Teremos controvérsias, pois aquele que não gostam de estudar vão querer o conteúdo pronto, já que gostam de estudar notaram a importância dessa atividade.
Neste momento entra a colaboração, a troca de informações e o debate, do professor e dos alunos que gostam da matéria para convencer que este projeto é significativo que realmente gerará aprendizagem. Estes debates consumiram tempo, mas acredito que o potencial que os projetos podem alcançar são de extrema relevância, desde que o professor consiga um número considerado de aluno afim de desenvolver o projeto.

Portanto, os projetos podem ser um meio que acabe desafogando o professor das diversas funções que ele exerce, não significa que ele não deve se misturar com os alunos, pelo contrário, o docente e o discente devem caminhar junto neste processo de construção do conhecimento. O professor deve estar ao lado do aluno para estimulá-lo e para guiá-lo. Projeto, tempo e colaboração bons conceitos para serem desenvolvidas numa sala de aula.

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