Os meios de educação cada vez querem uma maior participação do
aluno na construção do conhecimento. Processo fácil de ser feito?
A resposta infelizmente é negativa, pois ao trabalhar com
adolescentes, muitos passam por crises que acaba despertando o
desinteresse pela escola. Mas, este desinteresse também não é só
culpa da família, a escola e principalmente o professor tem sua
culpa.
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/Alunos%20desmotivados.gif
O professor cada vez mais tem um papel de formação social, pois a
família muitas vezes está longe dos seus filhos. O docente deve se
desdobrar para ensinar, dar conselhos, resolver os problemas dos
alunos, mas não estou aqui para criticar essas multifunções do
professor. Minha intenção com esta postagem é fazer uma breve
reflexão sobre a interação dos alunos na sala de aula. Eu não
entendo às vezes, os jovens sabem que vão ter que se “aturar”
durante um ano inteiro e não sabem criar um bom ambiente para
conviver.
As regras básicas que se tem na sociedade muitas vezes não é
construída na sala de aula, ou elas passam por despercebido.
Realizando um curso da Abril Educação, o assunto é colaboração.
Os alunos devem se colaborar nas aulas para desenvolver a
aprendizagem, o professor de colaborar para propiciar aulas
significativas, pois o docente ainda é o responsável por conduzir
as aulas. Assim, neste curso vi a importância da colaboração
integrado com projetos. Porquê projetos?
Sim, projetos é um recurso capaz de motivar a troca de informações
entre os alunos, para que eles desenvolvam um diálogo construtivo,
em pequenos grupos, em grandes grupos ou até mesmo em rede sociais.
O mais importante que o professor estará conduzindo os alunos, os
grupos para o aprender. Difícil realizar um projeto? Provavelmente.
Os alunos irão gostar? Teremos controvérsias, pois aquele que não
gostam de estudar vão querer o conteúdo pronto, já que gostam de
estudar notaram a importância dessa atividade.
Neste momento entra a colaboração, a troca de informações e o
debate, do professor e dos alunos que gostam da matéria para
convencer que este projeto é significativo que realmente gerará
aprendizagem. Estes debates consumiram tempo, mas acredito que o
potencial que os projetos podem alcançar são de extrema relevância,
desde que o professor consiga um número considerado de aluno afim de
desenvolver o projeto.
Portanto, os projetos podem ser um meio que acabe desafogando o
professor das diversas funções que ele exerce, não significa que
ele não deve se misturar com os alunos, pelo contrário, o docente e
o discente devem caminhar junto neste processo de construção do
conhecimento. O professor deve estar ao lado do aluno para
estimulá-lo e para guiá-lo. Projeto, tempo e colaboração bons
conceitos para serem desenvolvidas numa sala de aula.
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