Muitos estudantes se perguntam
por que aprender isso? Porque aprender aquilo? Querem saber a aplicação de cada
conhecimento adquirido. Os docentes muitas vezes dão uma resposta direta ou
simplesmente falam que eles vão precisar desse conhecimento no próximo ano da
escola. Será que este conteúdo é útil? Cada pessoa tem uma resposta para esta
pergunta, tendo assim diferentes tipos de alunos.
Os mais interessados vão
pesquisar sobre este assunto, procurando em livros, sites e outras fontes,
inovando o conhecimento. Este aluno estará sempre procurando a se aperfeiçoar
constantemente, seja ela através de recursos tecnológicos ou de livros antigos.
Este aluno vai realizar leituras críticas, relacionando os seu conhecimento com
o novo adquirido.
Fonte: http://www.blogandocomfacilidade.com/wp-content/uploads/2012/06/E-assimse-constr%C3%B3i-o-conhecimento....gif
Outras pessoas vão falar que nem
todo o conhecimento é útil para a sua vida, assim não há a necessidade de
aprendê-lo. Porém, somar não é útil? Compreender frases não é útil? Conhecer o
nosso corpo não é importante? Nenhum conhecimento é por si irrelevante. “O
conhecimento é útil porque, como outras ações éticas do ser humano, corresponde
à necessidade de uma prática desejável, aquela que nos leva a buscar a
felicidade”.
Tudo o que queremos é viver
feliz, o conhecimento tem papel essencial nesta tarefa, pois muitos conteúdos
apresentados fragmentos podem até não tem significado, mas trabalho em contexto
são muito significativos. Saber que você não foi logrado no supermercado,
entender que a sua cerveja favorita esta na promoção ou ainda saber que você
esta com torcicolo, invés de um osso quebrado, são ações pequenas e básicas,
ações que todo o ser humano deve saber.
Não se devem desprezar os
aspectos culturais, históricos ou as obrigações e compromissos sociais, pois
essas atitudes podem fazer com que você tire um sonho da criança. Este tipo de
criança que não gosta do contexto deve ser lembrado que o conhecimento
científico é válido até que se prove ao contrário, ou seja, ele não é verdade
absoluta.
“Penso que o sentido da vida é o
conhecimento que, desse modo, é ilimitado pela amplitude da pergunta, e é, ao
mesmo tempo, limitado e útil pelo alcance de nossa capacidade de resposta”.
Para ampliar a capacidade de resposta devesse haver persistência, muita
pesquisa e muito estudo, tornando a criança um cidadão crítico, além de ser um
eterno pesquisador, capaz de enxergar os problemas e criar estratégias, inovar
situações para resolver o problema da sociedade.
Referência:
VOGT, Carlos. A
Utilidade do Conhecimento. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/2004/11/01.shtml>.
Acesso em: 21 set. 2012.
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