Na matemática temos as quatro operações básicas: a soma, a
subtração, a multiplicação e a divisão. Mas, para muitos estas operações são
complexas, pois não compreendem o porque fazer assim ou fazer, não entendo o
algoritmo da resolução. Vamos pegar a adição, ela é tão útil na nossa vida que
não tem como as crianças ficarem sem entender este conteúdo.
O grande
problema está que muitas vezes o processo de ensino-aprendizagem se dá pela
memorização e prática do algoritmo de forma mecânica. Por exemplo, ao somar 43
+ 18, se montar o algoritmo dizemos que vai um em cima do 4, pois passou de 9
unidades. A criança não conhece e não pensa forma de equivalência de unidades
para dezenas, ela somente efetua o algoritmo, a mesma ideia se fosse feito o
calculo 43 – 18.
O material
concreto é de extrema importância para que o aluno compreenda com mais
facilidade a ideia de equivalência e sim, depois consiga efetuar o algoritmo
corretamente. Outra ideia que não é muito desenvolvida na sala de aula é dos
estudantes registrarem como pensaram para realizar um calculo ou resolver um
problema proposto. Muitas vezes existe várias formar de resolver um problema e
cada aluno pensa de uma maneira, o docente deve procurar entender o raciocínio
do estudante e a partir disto realizar uma análise para ver se a forma como ele
pensou esta correta. Essa análise pode ser compartilhada com os demais, pois
assim estimula a autonomia e a habilidade de argumentar em frente a um
questionamento.
Vamos pegar
o exemplo da multiplicação de 14 x 7 = 98. A criança poderia ter pensado em
fazer a multiplicação de 7 x 7 + 7 x 7 = 98, onde ela estaria já usando a
propriedade distributiva, ou seja, a mais usual seria 10 x 7 + 4 x 7, onde que
o estudante decompõe o número facilitando o calculo a ser efetuado mentalmente.
Como se sabe a ideia da multiplicação é a soma de parcelas iguais, a divisão é
o inverso, ou seja, a subtração de parcelas iguais. A ideia de 9 divido por 3 é
indo retirando 3 unidades do 9 até que o resto fique zero, podemos perceber que
conseguimos retirar 3 vezes, ou seja, 9 dividido por 3 é 3. Com esta ideia fica
fácil de perceber que quando o resto de uma divisão nunca pode ser igual ou
maior que o divisor, pois caso contrário, ainda seria possível fazer mais uma
subtração. Estas operações são
básicas, são simples para os docentes, mas muito complexas para as crianças.
Por isso, o material concreto, os registros são importantes para os professores
analisarem como a criança pensa e a partir dos seus erros reconstruir seu
pensamento, somente após essa reconstrução deve ser ensinado os algoritmos.
Caso contrário os algoritmos serão feitos mecânicos, sem entender as operações
realizadas, levando para uma aprendizagem sem significado.
Referências:
Operações com Números
Naturais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/fasciculo_mat.pdf>.
Acesso em 11/09/2012.
Operações com Números
Naturais - PCN. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>.
Acesso em11/09/2012.
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