quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Resumo de 4 Operações Básicas...


Na matemática temos as quatro operações básicas: a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão. Mas, para muitos estas operações são complexas, pois não compreendem o porque fazer assim ou fazer, não entendo o algoritmo da resolução. Vamos pegar a adição, ela é tão útil na nossa vida que não tem como as crianças ficarem sem entender este conteúdo.

            O grande problema está que muitas vezes o processo de ensino-aprendizagem se dá pela memorização e prática do algoritmo de forma mecânica. Por exemplo, ao somar 43 + 18, se montar o algoritmo dizemos que vai um em cima do 4, pois passou de 9 unidades. A criança não conhece e não pensa forma de equivalência de unidades para dezenas, ela somente efetua o algoritmo, a mesma ideia se fosse feito o calculo 43 – 18.
            O material concreto é de extrema importância para que o aluno compreenda com mais facilidade a ideia de equivalência e sim, depois consiga efetuar o algoritmo corretamente. Outra ideia que não é muito desenvolvida na sala de aula é dos estudantes registrarem como pensaram para realizar um calculo ou resolver um problema proposto. Muitas vezes existe várias formar de resolver um problema e cada aluno pensa de uma maneira, o docente deve procurar entender o raciocínio do estudante e a partir disto realizar uma análise para ver se a forma como ele pensou esta correta. Essa análise pode ser compartilhada com os demais, pois assim estimula a autonomia e a habilidade de argumentar em frente a um questionamento.
            Vamos pegar o exemplo da multiplicação de 14 x 7 = 98. A criança poderia ter pensado em fazer a multiplicação de 7 x 7 + 7 x 7 = 98, onde ela estaria já usando a propriedade distributiva, ou seja, a mais usual seria 10 x 7 + 4 x 7, onde que o estudante decompõe o número facilitando o calculo a ser efetuado mentalmente. Como se sabe a ideia da multiplicação é a soma de parcelas iguais, a divisão é o inverso, ou seja, a subtração de parcelas iguais. A ideia de 9 divido por 3 é indo retirando 3 unidades do 9 até que o resto fique zero, podemos perceber que conseguimos retirar 3 vezes, ou seja, 9 dividido por 3 é 3. Com esta ideia fica fácil de perceber que quando o resto de uma divisão nunca pode ser igual ou maior que o divisor, pois caso contrário, ainda seria possível fazer mais uma subtração.          Estas operações são básicas, são simples para os docentes, mas muito complexas para as crianças. Por isso, o material concreto, os registros são importantes para os professores analisarem como a criança pensa e a partir dos seus erros reconstruir seu pensamento, somente após essa reconstrução deve ser ensinado os algoritmos. Caso contrário os algoritmos serão feitos mecânicos, sem entender as operações realizadas, levando para uma aprendizagem sem significado.

Referências:

Operações com Números Naturais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/fasciculo_mat.pdf>. Acesso em 11/09/2012.
Operações com Números Naturais - PCN. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em11/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário