Tudo
o que é ciência é algo verdadeiro até que se prove ao contrário, ou seja, ele
tem importância num determinado espaço histórico-cultural. Na educação isto não
é diferente, antigamente o ensino bancário era eficaz, mas agora se tornou
ultrapassado e por isso que o estado do Rio Grande do Sul propõe uma
reestruturação do Ensino Médio.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3PGytuLhyQHOuzTdM1zsCl5a7HZRHo7fODTDnUYVSELxNEU0wU73P0ZnoPq0WNofusIlBZq2Ww3H9898VEwNPPfIFEn1tsLMk9YeSEq_pmbnxfFAfxDCqQTbydxlW5-RmxhqdCQHFnSA/s1600/multitask.jpg
Uma
das principais causas da reestruturação do Ensino Médio é os altos índices de
reprovação e de evasão escolar. O Ensino Médio tinha como objetivo aprofundar
os conhecimentos do Ensino Fundamental, com esta nova proposta ele vai além de
estudar conhecimentos científicos. O novo Ensino Médio propõe um ensino baseado
no diálogo, onde que os professores e alunos devem relacionar os conhecimentos
com a vida cotidiana deles, realizando um processo de ir e vir. Além do diálogo
entre docente e discente deve haver a interação entre as diversas áreas de
conhecimentos, onde o ensino deixa de ser fragmentado para se tornar
interdisciplinar, a fim de formar um cidadão na sua totalidade.
Este
é um projeto ousado do estado e para os docentes, pois eles terão que sair da
sua zona de conforto e aprender novas habilidades como: novas formas de
comunicação, flexibilidade nas aulas, de aprender de forma contínua e a
resistência ao estresse que é uma das principais doenças dos professores. Estas
habilidades podem ser alcançadas através da tecnologia que é um meio dominado
pelos jovens, por que não utilizá-la para melhorar a educação? Muitos jovens
utilizam o Facebook, que tal utilizá-lo como uma ferramenta pedagógica? Esta
pode ser uma ótima ferramenta de registro das atividades, das pesquisas
realizadas e até um meio de comunicação entre o docente e discente, a fim do
professor acompanhar e conduzir o estudo realizado pelo jovem.
Para
a realização de projetos é necessário a pesquisa que é uma metodologia que
estimula a curiosidade e acaba deixando os alunos inquietos referente aos
conteúdos pesquisados, logo ele tem como objetivo formar sujeitos críticos,
reflexivos, capazes de compreender e modificar o meio no qual eles vivem. Os
projetos não são meras pesquisas sobre os conteúdos, mas eles envolvem visitas,
estágios e vivências dos estudantes. Todas essas ações deverão ser
supervisionadas pelo docente, para que ele ajude na organização e no
desenvolvimento do projeto.
Portanto,
para melhorar os índices de evasão e reprovação, o Estado propõe uma
metodologia inovadora, desafiadora tanto para os estudantes como para os
professores. Ela tem como objetivo renovar o ambiente escolar, em busca de uma
nova metodologia para este século dinâmico e cheio de informações que estão ao
acesso de todos. E qual é à base dessa metodologia? O diálogo, seja ele entre
docente e aluno, ou entre os professores de várias áreas de conhecimentos, esta
interação é capaz de mudar a escola deixando-a mais atraente e um ambiente mais
agradável para que se possa (re) construir aprendizagem, relacionar e refletir
sobre suas ações na sociedade.
Referência
Disponível em: <www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf>.
Acesso em: 21 ago. 2012.
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