segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uma Perspectiva da Educação de Hoje...


A educação para todos os governos, todos os partidos políticos é algo prioritário, mas na prática não vemos este investimento como se deveria acontecer. O Estado muitas vezes só esta preocupado em melhor os seus índices, por esse motivo que não se pode reprovar em algumas séries dos anos inicias. Agora o estado está buscando algum meio para melhor os índices de aprovação, primeiramente foi o projeto de informatização na escola (observação: alguns professores nem sabem trabalhar com o computador como vão então utiliza-lo como um recurso de aprendizagem?), agora vem está ideia de projetos no ensino médio.

Fonte: http://tdias.files.wordpress.com/2007/09/0897a.jpg

Acredito que este projeto possa dar certo, mas as pessoas que organizaram acabaram pecando quando não instruíram professores a como trabalhar com a pesquisa. Esse novo ensino médio pode fazer com que os alunos saiam das gaiolas, que os docentes conduzam os estudantes a voos seguros. Não vejo a escola como uma gaiola, mas sim um sistema que corta as asas dos jovens para eles não criarem e irem atrás dos seus desejos ou do desconhecido que é algo temido por muitos.
Hoje, vejo que a força do ensino tradicional contínua, mas tem uma nova geração que vem para construir a aprendizagem dos estudantes, geralmente mesclando metodologias, pois trabalhar somente com uma é uma tarefa tão árdua que o docente acaba não tendo tempo para trabalhar com todo o programa escolar que é dado pela escola.
Portanto, a escola está passando uma faze de remodelação, onde que novas metodologias estão sendo desenvolvidas nas salas de aula. Cabe ao professor não se desanimar e dar continuidade neste trabalho de remodelação para ensinar aos estudantes a voarem. Além de voar, os jovens deveram saber os caminhos a ser percorridos. Para isso acontecer eles terão que realizar vários voos em busca da melhor escolha, o docente não vai poder determinar o seu caminho e sim abrir vários campos pelo qual somente ele vai poder escolher para onde quiser voar.

Referência:

ALVES, Rubem.
Gaiolas ou Asas. Disponível em: <http://www.rubemalves.com.br/gaiolaseasas.htm>. Acesso em: 13 ago 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário