quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Onde temos a pesquisa na educação?


Segundo Elida de Queiroz entende-se como pesquisa o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos a partir de algum conhecimento pré-existente. Martins questiona “Que tipo de escola pretende-se organizar?”. Através de pesquisas realizadas se sabe que os estudantes possuem um conhecimento prévio e que o ensino de um conteúdo deve partir deste conhecimento. Mas, somente se sabe isto porque houve pesquisas para analisar como as crianças aprendem em diferentes níveis cognitivos, através dessa investigação se descobriu que o ensino por construção é uma das melhores metodologias para as escolas.
Fonte: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/346099/gd/1282611656/Temas-de-Pesquisas-em-Educacao-Online.jpg


A resposta a ser dada pelos pais, referente à pergunta acima deve ser “uma escola que seja responsável pelo cumprimento de seu papel, planejada de maneira técnica, que seja dinâmica, capaz de envolver o aluno, e que seja centrada na aprendizagem e não no ensino” (MARTINS, p. 17. 2001). Para ser centrado na aprendizagem, o docente deve perder o foco no processo de ensino-aprendizagem, e sim mostrar a importância de ensinar ao aluno a pensar e a refletir sobre suas ações na sociedade, desenvolvendo uma análise crítica e criativa, capacitando o estudante a ser capaz de inovar para resolver os problemas do cotidiano. Logo, pode-se perceber que o grande “diferencial da pesquisa é o questionamento reconstrutivo, que engloba teoria e prática, qualidade formal e política, inovação e ética” (DEMO, p. 1. 2000).
Uma forma inovadora de realizar este trabalho com os estudantes é através da pedagogia investigativa que tem como objetivo levar os estudantes a adquirirem habilidades, mudarem seu comportamento, “a ver as coisas de maneira diferente, a construir seu conhecimento de forma prazerosa e transformadora, pela constante integração, cooperação e criatividade, tendo em vista a construção do cidadão competente e produtivo” (MARTINS, p. 23. 2001). Sendo assim que “projetos investigativos de trabalho ou de pesquisa são propostas pedagógicas, interdisciplinares, compostas de atividades a serem executadas por alunos, sob a orientação do professor, destinadas a criar soluções de aprendizagem mais dinâmicas e efetivas, pelo questionamento e pela reflexão” (MARTINS, p. 18. 2001).
Portanto, a pesquisa na educação é um campo árduo que está em constante aplicação seja ele como uma didática, ou utilizado por pedagogos em busca de novas didáticas para qualificar o processo de ensino-aprendizagem, ou até mesmo a pesquisa feita pelo docente para cada vez mais qualificar e diversificar as suas aulas para torná-las prazerosas facilitando a construção do conhecimento dos jovens.

Referências:

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2000.
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas: Papirus, 2001.

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