Segundo Elida de Queiroz
entende-se como pesquisa o processo sistemático de construção do conhecimento
que tem como metas principais gerar novos conhecimentos a partir de algum
conhecimento pré-existente. Martins questiona “Que tipo de escola pretende-se organizar?”.
Através de pesquisas realizadas se sabe que os estudantes possuem um
conhecimento prévio e que o ensino de um conteúdo deve partir deste
conhecimento. Mas, somente se sabe isto porque houve pesquisas para analisar
como as crianças aprendem em diferentes níveis cognitivos, através dessa
investigação se descobriu que o ensino por construção é uma das melhores
metodologias para as escolas.
Fonte: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/346099/gd/1282611656/Temas-de-Pesquisas-em-Educacao-Online.jpg
A resposta a ser dada pelos
pais, referente à pergunta acima deve ser “uma escola que seja responsável pelo
cumprimento de seu papel, planejada de maneira técnica, que seja dinâmica,
capaz de envolver o aluno, e que seja centrada na aprendizagem e não no ensino”
(MARTINS, p. 17. 2001). Para ser centrado na aprendizagem, o docente deve
perder o foco no processo de ensino-aprendizagem, e sim mostrar a importância
de ensinar ao aluno a pensar e a refletir sobre suas ações na sociedade,
desenvolvendo uma análise crítica e criativa, capacitando o estudante a ser
capaz de inovar para resolver os problemas do cotidiano. Logo, pode-se perceber
que o grande “diferencial da pesquisa é o questionamento reconstrutivo, que
engloba teoria e prática, qualidade formal e política, inovação e ética” (DEMO,
p. 1. 2000).
Uma forma inovadora de realizar
este trabalho com os estudantes é através da pedagogia investigativa que tem
como objetivo levar os estudantes a adquirirem habilidades, mudarem seu
comportamento, “a ver as coisas de maneira diferente, a construir seu
conhecimento de forma prazerosa e transformadora, pela constante integração,
cooperação e criatividade, tendo em vista a construção do cidadão competente e
produtivo” (MARTINS, p. 23. 2001). Sendo assim que “projetos investigativos de
trabalho ou de pesquisa são propostas pedagógicas, interdisciplinares,
compostas de atividades a serem executadas por alunos, sob a orientação do
professor, destinadas a criar soluções de aprendizagem mais dinâmicas e
efetivas, pelo questionamento e pela reflexão” (MARTINS, p. 18. 2001).
Portanto, a pesquisa na educação
é um campo árduo que está em constante aplicação seja ele como uma didática, ou
utilizado por pedagogos em busca de novas didáticas para qualificar o processo
de ensino-aprendizagem, ou até mesmo a pesquisa feita pelo docente para cada
vez mais qualificar e diversificar as suas aulas para torná-las prazerosas
facilitando a construção do conhecimento dos jovens.
Referências:
MARTINS, Jorge Santos. O
trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio.
Campinas: Papirus, 2001.
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