quarta-feira, 30 de maio de 2012

Matemática é apenas números?


Como vimos no item anterior, a Matemática é uma ciência que veio para esclarecer dúvidas, ou seja, para suprir as necessidades dos seres humanos. Mas, será que a Matemática é apenas números? Se for pensar numa definição para Matemática, qual seria? Esta não é uma tarefa simples, pois muitos ainda não conseguiram definir em poucas palavras algo tão complexo.
Em toda a história do homem a Matemática sofreu modificações e sua definição também foi mudando, assim não existe uma única definição para a Matemática. Porém, atualmente ela se definiu como uma ciência que procura definir padrões, relações na sociedade ou até mesmo fora da realidade (no imaginário, no virtual).
Segundo Devlin (2006, p. 95-96): “matemática é a ciência da ordem, padrões, estruturas e suas relações lógicas”. Portanto essa ciência trabalha o raciocínio lógico, o abstrato, além de desenvolver a capacidade do ser pensante, capaz de tomar atitudes e ser responsáveis pelas nossas ações.
Assim, a Matemática não é apenas números e se torna algo mais complexo (bem que para algumas pessoas a Matemática já é complexa demais somente envolvendo os números), ela evolui conforme o tempo e a sociedade.

Fonte: http://minhastudo.files.wordpress.com/2010/09/quadro_azul_matematica_formulas_garoto3.jpg


A Wikipédia, a enciclopédia livre, define a matemática como sendo a ciência do raciocínio lógico e abstrato, mas traz outras definições além desta, como, segundo a referência, a mais aceita pelos matemáticos que cita que a matemática é a ciência das regularidades. Outra definição que a Wikipédia nos traz é de que a matemática é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum.
Como toda ciência, a Matemática possui objetos de estudo que surgem em forma de símbolo ou notações. Estes objetos são abstratos, mas são utilizados para representar situações do cotidiano. Por exemplo, o ângulo do pinheiro com o chão é de 90º, assim as situações concretas com os objetos abstratos fazem com que se desenvolvam teorias, cálculos e aplicações futuras.
No início da civilização grega, no desenvolver embrionário da Matemática, os objetos de estudos foram os números e as figuras geométricas, que deram origem às respectivas Teorias Matemáticas, Aritmética e Geometria. Porém tudo evolui, hoje podemos classificar como objetos de estudo da Matemática: os algarismos, os teoremas, as definições, as fórmulas, as regras, os axiomas, as unidades de medida, os gráficos, as funções, a lógica entre outras.
Segue abaixo um vídeo que mostra um pouco sobre a matemática na Grécia, este vídeo vai falar de Pitágoras e outros elementos que serão escritos futuramente no site.


Para muitos o conhecimento matemático surgiu num insight ou somente pode ser desenvolvido por intelectuais. Como você acha que surgem as teorias? Será que elas são insights de gênios? Podemos ter certeza que as teorias não são insights, elas surgem de forma dedutiva, para um objeto da Matemática se tornar uma teoria, começamos a afirmar ou falsear uma ideia de forma intuitiva. Após vêm as seguintes etapas: observação, organização sistemática dos fatos, estabelecer relações e as demonstrações, ou seja, o conceito formal. E assim por último, a prova de consistência lógica.

Fonte: http://www.seara.ufc.br/cientistas/arquimedes.jpg

Portanto, podemos perceber que a matemática vai muito além dos números, dos teoremas e definições que são poucas vezes compreendidas. Agora, como você mudou sua visão do que é Matemática? Ou melhor, como você iria definir Matemática? Acredito que com este texto, vocês vejam que a Matemática não é somente para gênios, e sim, ela é para todos nós. Às vezes podem ter alguns assuntos complicados, mas a Matemática vai muito além do que meros números.

Referências:

DEVLIN, K. O gene da matemática. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SOARES, Eliana Maria do Sacramento. Sobre a Natureza da Matemática. Caxias do Sul, 2009.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica>. Acesso em: 09 de ago. 2010.

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