quarta-feira, 30 de maio de 2012

O que é a raiz quadrada?


A raiz quadrada é um símbolo que surgiu pelo século XVI. Hoje, no contexto que aprendemos ela é calculada de forma mecânica, mas será que ela não tem algum significa mais concreto?
A expressão do símbolo da raiz quadrada nem sempre foi este que conhecemos, ele se modificou durante os anos. Antigamente, tudo o tipo de número era relacionado com a geometria, sobre a raiz quadrada não é diferente.
Mas quem criou este símbolo? Este símbolo foi encontrado em algumas obras árabes e trazido para a Europa pelo matemático Fibonacci. Hoje dizemos, a raiz quadrada de 9 é 3, antigamente era assim: radix quadratum 9 aequalis 3. Esta escrita é em latim e quer dizer: lado do quadrado 9 é igual 3. E o símbolo do radical, será que ele já existia nesta época?

Bom, este símbolo não existia e houve uma evolução que mostrarei abaixo:


O que achou? Interessante? Muito legal esta parte da história, vamos contar mais um pouquinho, tente reescrever a raiz quadrada como o inverso da potenciação, ou seja, 3² = 9. Como se escreve em latim? Vamos lá, 3 elevado ao quadrado é igual a 9, ou seja, quadractus radix 3 aequalis 9. Outro desafio, e o teorema de Pitágoras? Abaixo tem uma imagem para ajudar: (Observação: et em latim significa mais)

Vamos ver se você acertou:
Quadractus radix 3 et quadractus radix 4 aequalis quadractus radix 5.
Outra situação que fica fácil de perceber é quando multiplicamos a raiz quadrada de uma número por ele mesmo, o resultado é o próprio número, como segue o exemplo abaixo:

Fonte: http://fotos.sapo.pt/susanamarques/pic/0002axq9

Pois, esta multiplicação significaria o lado do quadrado de área x, vezes o lado do quadrado de área x é igual a x.
Gostou dessa história? Existem outras histórias muito legais que irei colocando neste bloge ao longo do tempo espero que perceba que a matemática pode ser muito divertida e ter significado para você, se você me der uma chance tenho certeza que você vai pelo menos deixar de odiar ela.

Referência:

Disponível em: <http://blogcoisasdenerd.blogspot.com.br/2010/07/origem-da-raiz-quadrada.html>. Acessado em: 24 de maio 2012.

Um comentário: