Basicamente existem três
pedagogias que estão mais presente no nosso meio escolar que são: pedagogia
diretiva, não-diretiva e relacional. A seguir apresentarei algumas
características delas.
A pedagogia diretiva seria o
ensino tradicional, onde o professor tem o monopólio da palavra e é o dono do
saber transmitido para cada aluno, o aluno seria uma tabula rasa. Nesta sala de
aula só se pode ouvir a voz do professor, os jovens somente repetem o que lhe
foi transmitido, não desenvolvendo o espírito crítico.
Neste caso, o processo de
aprendizagem não é falha, se o aluno não aprende é porque não prestou atenção
no professor. Acredito que esta pedagogia esta muito presente nos dias atuais,
mas ela esta perdendo espaço, por causa do desenvolvimento que a sociedade vem
sofrendo. A matemática, como era apresentada como uma ciência exata algo
desinteressante e somente para gênios, fez com que algumas pessoas tenham
receio de trabalhar com ela. Segue abaixo um vídeo que ilustra um pouco deste
modelo tradicional, procure relacionar a escrita assim com o vídeo.
A pedagogia não-diretiva acaba
invertendo os papéis, o professor é um auxiliador e a criança traz o seu
conhecimento para a sala de aula e a partir disto a aula se desenvolve. O
professor não deve interferir nas atitudes dos estudantes. Neste caso a
pedagogia é apriorista. Se existe erro no processo de aprendizagem, a culpa é
pela diferença cultural. Acreditava-se que os menos favorecidos socialmente e
financeiramente iriam ter dificuldade de aprender, pois teriam menos
conhecimento que um aluno de classe superior. A aprendizagem do jovem é auto-suficiente,
e o processo se dá do aluno para o professor, o inverso da pedagogia diretiva.
Na pedagogia relacional acaba
havendo trocas de aprendizagem entre alunos e professores. As matérias são
escolhidas de forma que tenham algum significado para as crianças. O docente
explora o conteúdo através de perguntas, abre um diálogo com toda a turma e o
professor deixa de ser autoritário. Esta pedagogia dá importância para o saber
do estudante e (re) constrói o conhecimento dependendo de cada aluno. Se o
conteúdo for novo, o estudante constrói. Esta pedagogia se desenvolveu junto
com a teoria construtivista. Se o jovem conhece o assunto, através da
perturbação, de sistematização ele acaba reconstruindo o conhecimento. Acredito
que este tipo de pedagogia esta presente na grande maioria das escolas, pois
como existe a renovação dos professores, eles acabam entendendo e desenvolvendo
suas aulas desta forma.
Com o desenvolvimento da
sociedade acaba surgindo novos equipamentos que o professor deve fazer proveito
desta ferramenta, como por exemplo, o computador. Na próxima página irei
escrever e relacionar alguns aspectos da tecnologia e a educação (Clique aqui para acessar).
Referência:
Disponível em:
<http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf>.
Acesso em: 19 de mar. 2012.
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