segunda-feira, 4 de junho de 2012

Algumas Pedagogias


Basicamente existem três pedagogias que estão mais presente no nosso meio escolar que são: pedagogia diretiva, não-diretiva e relacional. A seguir apresentarei algumas características delas.
A pedagogia diretiva seria o ensino tradicional, onde o professor tem o monopólio da palavra e é o dono do saber transmitido para cada aluno, o aluno seria uma tabula rasa. Nesta sala de aula só se pode ouvir a voz do professor, os jovens somente repetem o que lhe foi transmitido, não desenvolvendo o espírito crítico.
Neste caso, o processo de aprendizagem não é falha, se o aluno não aprende é porque não prestou atenção no professor. Acredito que esta pedagogia esta muito presente nos dias atuais, mas ela esta perdendo espaço, por causa do desenvolvimento que a sociedade vem sofrendo. A matemática, como era apresentada como uma ciência exata algo desinteressante e somente para gênios, fez com que algumas pessoas tenham receio de trabalhar com ela. Segue abaixo um vídeo que ilustra um pouco deste modelo tradicional, procure relacionar a escrita assim com o vídeo.



A pedagogia não-diretiva acaba invertendo os papéis, o professor é um auxiliador e a criança traz o seu conhecimento para a sala de aula e a partir disto a aula se desenvolve. O professor não deve interferir nas atitudes dos estudantes. Neste caso a pedagogia é apriorista. Se existe erro no processo de aprendizagem, a culpa é pela diferença cultural. Acreditava-se que os menos favorecidos socialmente e financeiramente iriam ter dificuldade de aprender, pois teriam menos conhecimento que um aluno de classe superior. A aprendizagem do jovem é auto-suficiente, e o processo se dá do aluno para o professor, o inverso da pedagogia diretiva.
Na pedagogia relacional acaba havendo trocas de aprendizagem entre alunos e professores. As matérias são escolhidas de forma que tenham algum significado para as crianças. O docente explora o conteúdo através de perguntas, abre um diálogo com toda a turma e o professor deixa de ser autoritário. Esta pedagogia dá importância para o saber do estudante e (re) constrói o conhecimento dependendo de cada aluno. Se o conteúdo for novo, o estudante constrói. Esta pedagogia se desenvolveu junto com a teoria construtivista. Se o jovem conhece o assunto, através da perturbação, de sistematização ele acaba reconstruindo o conhecimento. Acredito que este tipo de pedagogia esta presente na grande maioria das escolas, pois como existe a renovação dos professores, eles acabam entendendo e desenvolvendo suas aulas desta forma.
Com o desenvolvimento da sociedade acaba surgindo novos equipamentos que o professor deve fazer proveito desta ferramenta, como por exemplo, o computador. Na próxima página irei escrever e relacionar alguns aspectos da tecnologia e a educação (Clique aqui para acessar).

Referência:

Disponível em: <http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf>. Acesso em: 19 de mar. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário