Nesta parte do site vou falar um
pouco sobre os jogos e o uso do material concreto nas aulas. Muitos educadores
acreditam que estes recursos deixam a aula mais divertida, com um ambiente mais
agradável para a aprendizagem, e por consequência os alunos irão aprender. Eles
estão corretos? Será que todos os estudantes gostam de jogar?
Fonte: http://blogdebrinquedo.com.br/wp-content/uploads/2008/09/xadrez-usb-bdb01.jpg
Com estas estratégias a aula
fica mais descontraída, mas a aprendizagem somente se constrói quando é “bem
planejado e orientado” auxiliando no desenvolvimento de diversas habilidades.
Não basta levar estes materiais para dentro da sala de aula, o docente deve
conhecer estes recursos, saber lidar com eles, e assim traçar alguns objetivos
que pretendem que sejam alcançados.
“Todo jogo por natureza desafia,
encanta, traz movimento, barulho e uma certa alegria para o espaço” (SMOLE.
DINIZ. MILANI. 2007, p. 10). O professor ao trazer estes materiais para a sala
de aula, não deve esperar que os estudantes permaneçam em silêncio. Eles vão
conversar, mas este diálogo deve abranger as estratégias usadas durante o jogo
e, portanto o conhecimento desenvolvido no jogo. O professor deve ficar atento
no jogo para estimular os estudantes a refletirem sobre suas ações e também
ficar atentos aos grupos que estão desanimados. Um objetivo do jogo é deixar a
aula mais atrativa, mas quando alguém sempre perde, será que ele está gostando
do jogo? É obvio que não, por mais que ele tenha o desafio de ganhar, o docente
pode manipular e fazer algumas trocas de duplas ou grupos para que estes alunos
fiquem mais motivados e não percam o gosto pela atividade lúdica ou o jogar
pedagógico.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4JQpyGYyLR820rw4TXM8ythd7bJEP1RTQAl3L3N1xjRR4iiQ2zYbBIGgagxZRWVHjnfJyNo0HHYWHa0c7fnfwfZzAH5rPR9E-JVcMxkMPbWwpzk5Uz6uHkKCxJKf_yzUlHBifaL60J-c/s1600/material+dourado+3055.JPG
Fonte: http://elisefernandamello.pbworks.com/f/classificac.jpg
Fonte:
http://www.compuland.com.br/cxp/Aula%20no%20Chagas%20Filho.jpg
Como avaliar se os usos destas
estratégias estão resultando em aprendizagem? Como o docente pode fazer esta
avaliação? Avaliar sempre é um processo árduo e complexo, agora avaliar se o jogo
está dando resultado é mais amplo. Dificilmente o docente vai notar quando uma
criança ou um grupo entenderam o real motivo do jogo, por isto que sugiro que
os estudantes façam registros. Seja o registro feito após a primeira até a
última manipulação, pois assim o docente tem por escrito o que cada estudante
compreender com o jogo, as relações que ele conseguiu estabelecer, além de
conhecer as lacunas deixadas neste processo.
Citei acima da primeira até a
última manipulação, pois quando se jogo a primeira vez serve para conhecer o
jogo, somente a partir da segunda, terceira vez que os estudantes conseguem
traçar estratégias e começam a interagir com estes materiais. Não adianta ter
pressa nesta metodologia, o jogo tem por objetivo levar o aluno a reflexão e
ampliação do seu conhecimento. Quando proposto um jogo, ele deve ocorrer numa
continuidade de aulas fazendo parte de uma sequência didática, não somente num
único momento da aula.
Portanto, o jogo não é uma
fórmula mágica de levar o estudante a uma aprendizagem significativa e
prazerosa. E sim, um instrumento que quando bem organizado, planejado e com seu
objetivo claros faz com que os estudantes estabeleçam relações e construam
novos conhecimentos, ampliando seus saberes de forma concreta e alegre.
Referências:
FIORENTINI, D. Uma
reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática.
São Paulo: Boletim SBEM-SP. Ano 4. no 7.
SMOLE, K., DINIZ, M. I., MILANI, E. Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano. Série Cadernos de Mathema -
Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.
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