A forma trigonométrica dos
números complexos surge através da representação geométrica, ou seja, o plano
de Argand-Gauss. Neste plano, a parte real é representada pelo eixo das
abcissas (Eixo Real) e a parte imaginária pelo eixo das ordenadas (Eixo
Imaginário). Como é ilustrado abaixo pelo número complexo z = a + bi. Este
número complexo z é representado pelo ponto P.
No Plano de Gauss, podemos nos
familiarizar com um vetor (com origem em O e o outro extremo em P), e assim seu
tamanho é o módulo que está representado pela letra grega p (Rô). Que relação
pode se tirar deste desenho abaixo?
Utilizando um famoso teorema da
matemática encontramos algumas relações. Qual é este teorema? Com o teorema de
Pitágoras conseguimos descobrir que p² = a² + b². Além disto, utilizando a
trigonometria sabemos que seno de ômega é igual a “b dividido pelo p”. O
cosseno de ômega é igual a “a dividido pelo p”. Isolando o "a" e o
"b", temos: a = p cos θ (p multiplicado pelo cosseno de ômega) e b =
p sen θ (p multiplicado pelo seno de ômega). Logo, substituindo as expressões:
z = a + bi fica igual à z = p
cos θ
+ (p sen θ) i. Colocando em evidência o p temos:
z = p (cos θ + i sen θ)
Aonde que:
cos θ = a/p
sen θ = b/p
O ângulo θ recebeu a denominação
de argumento de z, simbolicamente, θ = arg(Z). Agora, reflita que relação tem
com os vetores? Será que existe alguma relação com as coordenadas polares?
Podemos perceber que existe uma relação, pois o número complexo depende do
tamanho do "vetor" (ou seja, o módulo de p) e do ângulo dele, estes
são os elementos das coordenadas polares (|p|, θ).
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Relembrando:
Vetor é uma entidade matemática
que define grandezas que se caracterizam por módulo, direção e sentido, como
por exemplo, velocidade e força.
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Segue abaixo um link que tem um
programa que apresenta um plano de Gauss e já apresenta os valores de a e b,
além do argumento do número complexo. Através deste link, os estudantes podem
criar situações, analisar os valores e tirar algumas conclusões importantes.
Este é um software desenvolvido pelo Instituto Goiano de Matemática.
Além deste software, para
aqueles que têm dificuldade de fazer a transformação da forma algébrica para a
trigonométrica, existe este outro software do Instituo Goiano de Matemática.
Onde que os estudantes podem fazer algumas comparações entre o link acima e
este abaixo.
Portanto, através deste texto
fica fácil de ver como se desenvolveu a forma trigonométrica dos números
complexos. Esta maneira de escrever o número z é a Forma Polar. Para finalizar,
proponho que vocês acessem o link abaixo e realizem as atividades. Este é
software da UNICAMP, ele tem finalidade de estudar os triângulos, mas através
dele conseguimos relacionar os números complexos.
Os exercícios são construtivos e
dinâmicos. Propondo uma atividade interessante e sem repetição de exercícios, o
que deixa o software mais interessante. Com estas atividades, provavelmente
algumas dúvidas que surgiram durante o texto acima serão sanadas, pois ele é um
programa educacional fazendo com que o estudante relacione os conteúdos e tire
suas conclusões.
Referências:
Disponível em:
<http://www.igm.mat.br/aplicativos/index.php?option=com_content&view=article&id=309%3Afpolar&catid=38%3Aconteudosfvc&Itemid=40>.
Acesso em: 27 de mar. 2012.
Disponível em:
<http://mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/html/complexos_trigonometria-web/complexos_trigonometria_leitura_complexos_trigonometria_tarefa_1.htm>.
Acesso em: 27 de mar. 2012.
Disponível em:
<http://mkmouse.com.br/livros/NumerosComplexos.pdf>. Acesso em: 27 de
mar. 2012.
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