domingo, 17 de junho de 2012

Texto Didático sobre Radiciação


Relacionar a radiciação dos números complexos com elementos dos polígonos regulares é um trabalho de aplicação desse conteúdo bastante interessante para o aluno. Geralmente, as aplicações geométricas da radiciação não são exploradas, o que não leva o estudante a interpretar as operações como transformações geométricas, sendo que os PCNs ressaltam que “o professor de Matemática deve estar atento para ilustrar a utilidade dos instrumentos de representação que ensina.” E entre as competências, devem ser trabalhadas a leitura, a linguagem, representações, equações e representações geométricas, entre outras.

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/plano%20de%20aula.jpg

A realidade de nossos livros didáticos ainda está longe de ser satisfatória, ou seja, capaz de envolver o aluno no processo de aprendizagem. Minha ideia é enfatizar os aspectos gráficos e com vistas à resolução de problemas de geometria plana. Por isso, ao estudar a radiciação em C, iniciando com atividades realizadas pelos alunos fazendo-os perceber a regularidade do processo de encontrar as raízes enésimas e, posteriormente com a fórmula.
Segue abaixo um texto didático que fala sobre um modo de ensinar com conteúdo de radiciação no Ensino Médio.



Referência:

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 07 de abril 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário