Relacionar a radiciação dos
números complexos com elementos dos polígonos regulares é um trabalho de
aplicação desse conteúdo bastante interessante para o aluno. Geralmente, as
aplicações geométricas da radiciação não são exploradas, o que não leva o
estudante a interpretar as operações como transformações geométricas, sendo que
os PCNs ressaltam que “o professor de Matemática deve estar atento para
ilustrar a utilidade dos instrumentos de representação que ensina.” E entre as
competências, devem ser trabalhadas a leitura, a linguagem, representações,
equações e representações geométricas, entre outras.
Fonte:
http://www.brasilescola.com/upload/e/plano%20de%20aula.jpg
A realidade de nossos livros
didáticos ainda está longe de ser satisfatória, ou seja, capaz de envolver o
aluno no processo de aprendizagem. Minha ideia é enfatizar os aspectos gráficos
e com vistas à resolução de problemas de geometria plana. Por isso, ao estudar
a radiciação em C, iniciando com atividades realizadas pelos alunos fazendo-os
perceber a regularidade do processo de encontrar as raízes enésimas e,
posteriormente com a fórmula.
Segue abaixo um texto didático
que fala sobre um modo de ensinar com conteúdo de radiciação no Ensino Médio.
Referência:
BRASIL. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível
em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em:
07 de abril 2012.
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