sábado, 2 de junho de 2012

Matemática para Adultos


Nesta página vou apresentar uma pequena síntese do texto da Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, o nome do texto da autora é "Numeramento, Metacognição e Aprendizagem Matemática de Jovens e Adultos". Espero que goste desta síntese e aproveitem para postar suas dúvidas ou contribuições sobre este assunto.
A matemática por si é uma ciência complicado para muitos. Cada pessoa tem uma forma de aprender, e segundo Piaget existem fases de desenvolvimento para as crianças. As crianças do Ensino Fundamental aprendem com maior facilidade quando se manipula e se trabalha com lúdico. Os jovens do Ensino Médio se deve desenvolver o ser crítico, capaz de raciocinar e utilizar a lógica. E como ensinar os adultos?
Fonte: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/numeramento-metacognicao-e-apr.jpg


O ensino de adultos é um campo mais complexo, pois muitas vezes as capacidades básicas da matemática não farão sentido para estas pessoas. São alguns conteúdos que estão presentes no cotidiano e as pessoas não se dão conta desta situação. Assim, surge um modelo chamado “numeramento” que “inclui um amplo conjunto de capacidades, estratégias, crenças e disposições que o sujeito necessita para manejar efetivamente e engajar-se autonomamente em situações que envolvam números e dados quantitativos ou quantificáveis”.
A metodologia do “numeramento” requer que o docente trabalhe os conteúdos de forma que eles tenham significado e aplicação na sociedade. O professor deve ser flexível, permitindo com que os adultos tenham liberdade para expressar seus conhecimentos, e o docente vai conduzir este ensino pelas necessidades de cada um. O “numeramento” é um modelo pedagógico que além de ensinar somente os componentes curriculares, ele ensina capacidades, habilidades para serem usadas no cotidiano se tornado um cidadão com autonomia e crítico.
O objetivo da matemática é formar cidadãos críticos, capazes de avaliar o que é melhor para si e para o restante do grupo. Um adulto quando estuda geralmente já possui um emprego, possui uma função nos ambientes sociais que ele convive. Portanto, ele já possui uma bagagem história muito mais consistente o que dificulta o processo de reconstrução do conhecimento, pois tudo que é novo gera um desconforto, e o processo de “habitação” será árduo neste caso.
Possivelmente, o trabalho do docente será mais complicado, pela diversidade de interesses que cada pessoa tem. Este interesse dos adultos também muda, pois em cada fase de sua vida, ele estipula metas para ser atingido, assim o método de desenvolver capacidades matemáticas é muito amplo para estas pessoas.
 Como existem pessoas que não são “numeradas”, existem aqueles que possuem este conhecimento. Um “numerado” possui quatro etapas que estão interligadas, que são:

·         o decodificador: esta pessoa deve ser capaz de manipular e escrever símbolos de forma organizada, seguindo regras e convenções;
·         o participante: é o individuo que trabalha ativamente na formação de sua aprendizagem, na construção de seu próprio conhecimento;
·         o usuário: é aquele que relaciona os seus conhecimentos matemáticos com suas atividades cotidianas e seus objetivos;
·         o analista: além de ser usuário, este deve saber analisar criticamente.

Além disto, a matemática possui uma linguagem própria que “pode ser usada para descrever ou modelar situações e para comunicar tanto descrições como ideias, concretas e abstratas”. Muitas vezes esta linguagem matemática esta inserida numa outra linguagem corrente no dia-a-dia. Logo, existe uma mistura de linguagem, se tornando uma habilidade única, assim estas trocas de linguagem é processo que possui várias direções.
Portanto, o “numeramento” faz com que seus alunos reflitam sobre a utilidade destes conteúdos. Estes terão consciência do significado deste conhecimento de forma sistemática, para melhorar a qualidade nas suas decisões, além disto, de forma crítica, usando estratégias flexíveis e eficazes para ajudar a resolver os seus problemas e da sociedade.

Referência:

Disponível em: <http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=4%3Aeducacao&id=320%3Anumeramento-metacognicao-e-aprendizagem-matematica-de-jovense-adultos&Itemid=15>. Acesso em: 30 de mar. 2012.

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