Nesta página vou apresentar uma
pequena síntese do texto da Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, o nome do
texto da autora é "Numeramento, Metacognição e Aprendizagem Matemática de
Jovens e Adultos". Espero que goste desta síntese e aproveitem para postar
suas dúvidas ou contribuições sobre este assunto.
A matemática por si é uma ciência
complicado para muitos. Cada pessoa tem uma forma de aprender, e segundo Piaget
existem fases de desenvolvimento para as crianças. As crianças do Ensino
Fundamental aprendem com maior facilidade quando se manipula e se trabalha com
lúdico. Os jovens do Ensino Médio se deve desenvolver o ser crítico, capaz de
raciocinar e utilizar a lógica. E como ensinar os adultos?
Fonte: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/numeramento-metacognicao-e-apr.jpg
O ensino de adultos é um campo
mais complexo, pois muitas vezes as capacidades básicas da matemática não farão
sentido para estas pessoas. São alguns conteúdos que estão presentes no
cotidiano e as pessoas não se dão conta desta situação. Assim, surge um modelo
chamado “numeramento” que “inclui um amplo conjunto de capacidades,
estratégias, crenças e disposições que o sujeito necessita para manejar
efetivamente e engajar-se autonomamente em situações que envolvam números e
dados quantitativos ou quantificáveis”.
A metodologia do “numeramento”
requer que o docente trabalhe os conteúdos de forma que eles tenham significado
e aplicação na sociedade. O professor deve ser flexível, permitindo com que os
adultos tenham liberdade para expressar seus conhecimentos, e o docente vai
conduzir este ensino pelas necessidades de cada um. O “numeramento” é um modelo
pedagógico que além de ensinar somente os componentes curriculares, ele ensina
capacidades, habilidades para serem usadas no cotidiano se tornado um cidadão
com autonomia e crítico.
O objetivo da matemática é
formar cidadãos críticos, capazes de avaliar o que é melhor para si e para o
restante do grupo. Um adulto quando estuda geralmente já possui um emprego,
possui uma função nos ambientes sociais que ele convive. Portanto, ele já
possui uma bagagem história muito mais consistente o que dificulta o processo
de reconstrução do conhecimento, pois tudo que é novo gera um desconforto, e o
processo de “habitação” será árduo neste caso.
Possivelmente, o trabalho do
docente será mais complicado, pela diversidade de interesses que cada pessoa
tem. Este interesse dos adultos também muda, pois em cada fase de sua vida, ele
estipula metas para ser atingido, assim o método de desenvolver capacidades
matemáticas é muito amplo para estas pessoas.
·
o decodificador: esta pessoa deve ser capaz de
manipular e escrever símbolos de forma organizada, seguindo regras e
convenções;
·
o participante: é o individuo que trabalha
ativamente na formação de sua aprendizagem, na construção de seu próprio
conhecimento;
·
o usuário: é aquele que relaciona os seus
conhecimentos matemáticos com suas atividades cotidianas e seus objetivos;
·
o analista: além de ser usuário, este deve saber
analisar criticamente.
Além disto, a matemática possui
uma linguagem própria que “pode ser usada para descrever ou modelar situações e
para comunicar tanto descrições como ideias, concretas e abstratas”. Muitas
vezes esta linguagem matemática esta inserida numa outra linguagem corrente no
dia-a-dia. Logo, existe uma mistura de linguagem, se tornando uma habilidade
única, assim estas trocas de linguagem é processo que possui várias direções.
Portanto, o “numeramento” faz
com que seus alunos reflitam sobre a utilidade destes conteúdos. Estes terão
consciência do significado deste conhecimento de forma sistemática, para
melhorar a qualidade nas suas decisões, além disto, de forma crítica, usando
estratégias flexíveis e eficazes para ajudar a resolver os seus problemas e da
sociedade.
Referência:
Disponível em:
<http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=4%3Aeducacao&id=320%3Anumeramento-metacognicao-e-aprendizagem-matematica-de-jovense-adultos&Itemid=15>.
Acesso em: 30 de mar. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário